Cartão BLÁ - Cartão Lazer
O BLÁ - CARTÃO LAZER foi implantado em 27 de outubro de 2007, pelo Metrô de São Paulo e pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM, empresas vinculadas à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos. O cartão proporciona desconto na utilização do Metrô e trens entre às 18h dos sábados até o encerramento da operação dos domingos e também é válido durante toda a operação comercial das linhas dos sistemas de Metrô e trem nos feriados nacionais e estaduais de São Paulo. Seu uso é exclusivo no Metrô ou nos trens. Para adquirir o cartão há um custo inicial e único de R$ 2,00 sendo obrigatória uma carga inicial equivalente a 10 viagens.
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Adquirir Cartão BLA
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O usuário deve ir até uma das cabines de recarga do Bilhete Único localizadas nas estações do Metrô e adquirir o cartão
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Quanto custa
Valor
R$ 46.00 reais
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Documentação necessária
Documentação não necessária -
Onde fazer
https://www.metro.sp.gov.br/pt_BR/sua-viagem/bilhetes-cartoes/cartao-bla
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Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
0 Indefinido
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Todas as demais recargas devem ser realizadas em lotes de 10 viagens, sem qualquer outro custo.O Cartão Lazer pode ser adquirido e recarregado nas cabines de recarga do Bilhete Único localizadas nas estações do Metrô.O cartão pode ser utilizado indistintamente no metrô e nos trens. Quando usado mais de uma vez no metrô, deverá ser respeitada a temporalidade entre uma utilização e outra de:30 minutos se o usuário embarcar na mesma linha e estação diferente do embarque anterior;60 minutos se o usuário embarcar na mesma linha e mesma estação do embarque anterior;60 minutos em estações integradas com CPTM, Via Quatro ou Via Mobilidade.Objetivando a reposição de créditos existentes no cartão, em casos de perda, roubo ou extravio, o usuário pode cadastrar previamente um único cartão no site do Metrô www.metro.sp.gov.br, na CPTM www.cptm.sp.gov.br ou pessoalmente, nos postos de atendimento nas estações Sé do Metrô ou Luz da CPTM.Para os usuários cadastrados, em caso de furto, roubo, extravio ou dano ocasionado por responsabilidade do usuário, os mesmos devem comparecer, munidos de documento de identidade, aos Postos de Atendimento dos Cartões Lazer e Fidelidade, localizados nas estações Sé do Metrô ou Luz da CPTM, para que seja providenciada 2ª via do cartão. Para os usuários não cadastrados o usuário deve apresentar o recibo de uma das recargas. A taxa para emissão de 2ª via é equivalente a 7 tarifas unitárias do sistema de ônibus municipal da cidade de São Paulo e o prazo para entrega é de 72 horas.Em caso de perda, furto, roubo, ou extravio:Ligar para 156.Em caso de erro de leitura ou quaisquer outros problemas de acesso ao sistema de transporte, o embarque deve ser realizado por meio de outro cartão ou bilhete. O usuário deverá comparecer aos Postos de Atendimento nas estações Sé do Metrô ou Luz da CPTM para a análise do cartão. Caso a correção não seja possível, será emitida uma 2ª via com prazo de 72 horas.Horário de atendimento:Metrô - 6 às 22 horas - 2ª a sábado (exceto feriados)CPTM - 6 às 22 horas - 2ª a 6ª feiraPara demais informações o Metrô disponibiliza o telefone 0800 770 7722 que atende todos os dias das 5h00 à 0h00.O cancelamento de seu Cartão deve ser realizado somente nos postos de atendimento nas estações Sé do Metrô ou Luz da CPTM.
Tipo de Serviço
PresencialCanais de Atendimento
Contato
Orgão Responsável
Secretaria dos Transportes MetropolitanosUnidades Prestadoras
Praça da Sé, S/N - Sé, São Paulo - SP Horário de atendimento: todos os dias, das 05h00 à meia-noite.