99141
Secretaria dos Transportes Metropolitanos
FA99E964-1D0D-4363-99E8-D6EA81E302A1
Cartão BLÁ - Cartão Lazer

Cartão BLÁ - Cartão Lazer

Última atualização: 4 de Dezembro de 2023 às 17:43

O BLÁ - CARTÃO LAZER foi implantado em 27 de outubro de 2007, pelo Metrô de São Paulo e pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM, empresas vinculadas à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos. O cartão proporciona desconto na utilização do Metrô e trens entre às 18h dos sábados até o encerramento da operação dos domingos e também é válido durante toda a operação comercial das linhas dos sistemas de Metrô e trem nos feriados nacionais e estaduais de São Paulo. Seu uso é exclusivo no Metrô ou nos trens. Para adquirir o cartão há um custo inicial e único de R$ 2,00 sendo obrigatória uma carga inicial equivalente a 10 viagens.

Qualquer cidadão
  1. Adquirir Cartão BLA
    1. O usuário deve ir até uma das cabines de recarga do Bilhete Único localizadas nas estações do Metrô e adquirir o cartão

    2. Quanto custa

        Valor
        R$ 46.00 reais
    3. Documentação necessária

      Documentação não necessária
    4. Onde fazer

      https://www.metro.sp.gov.br/pt_BR/sua-viagem/bilhetes-cartoes/cartao-bla

    5. Duração do atendimento

      Não estimado
    6. Prazo para concluir

      0 Indefinido
Não é preciso apresentar documentos para solicitar esse serviço.
Esse serviço é feito em até 0 Minuto(s)
O valor total é de R$ 46.00

Todas as demais recargas devem ser realizadas em lotes de 10 viagens, sem qualquer outro custo.O Cartão Lazer pode ser adquirido e recarregado nas cabines de recarga do Bilhete Único localizadas nas estações do Metrô.O cartão pode ser utilizado indistintamente no metrô e nos trens. Quando usado mais de uma vez no metrô, deverá ser respeitada a temporalidade entre uma utilização e outra de:30 minutos se o usuário embarcar na mesma linha e estação diferente do embarque anterior;60 minutos se o usuário embarcar na mesma linha e mesma estação do embarque anterior;60 minutos em estações integradas com CPTM, Via Quatro ou Via Mobilidade.Objetivando a reposição de créditos existentes no cartão, em casos de perda, roubo ou extravio, o usuário pode cadastrar previamente um único cartão no site do Metrô www.metro.sp.gov.br, na CPTM www.cptm.sp.gov.br ou pessoalmente, nos postos de atendimento nas estações Sé do Metrô ou Luz da CPTM.Para os usuários cadastrados, em caso de furto, roubo, extravio ou dano ocasionado por responsabilidade do usuário, os mesmos devem comparecer, munidos de documento de identidade, aos Postos de Atendimento dos Cartões Lazer e Fidelidade, localizados nas estações Sé do Metrô ou Luz da CPTM, para que seja providenciada 2ª via do cartão. Para os usuários não cadastrados o usuário deve apresentar o recibo de uma das recargas. A taxa para emissão de 2ª via é equivalente a 7 tarifas unitárias do sistema de ônibus municipal da cidade de São Paulo e o prazo para entrega é de 72 horas.Em caso de perda, furto, roubo, ou extravio:Ligar para 156.Em caso de erro de leitura ou quaisquer outros problemas de acesso ao sistema de transporte, o embarque deve ser realizado por meio de outro cartão ou bilhete. O usuário deverá comparecer aos Postos de Atendimento nas estações Sé do Metrô ou Luz da CPTM para a análise do cartão. Caso a correção não seja possível, será emitida uma 2ª via com prazo de 72 horas.Horário de atendimento:Metrô - 6 às 22 horas - 2ª a sábado (exceto feriados)CPTM - 6 às 22 horas - 2ª a 6ª feiraPara demais informações o Metrô disponibiliza o telefone 0800 770 7722 que atende todos os dias das 5h00 à 0h00.O cancelamento de seu Cartão deve ser realizado somente nos postos de atendimento nas estações Sé do Metrô ou Luz da CPTM.


O órgão responsável pelo serviço não informou sobre as legislações que orientam esse serviço.

Tipo de Serviço

Presencial

Canais de Atendimento

Contato

0800 770 7722

Orgão Responsável

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

Unidades Prestadoras

Qualquer estação do metro
Praça da Sé, S/N - Sé, São Paulo - SP
Horário de atendimento: todos os dias, das 05h00 à meia-noite.